Suplementos aumentam o risco de câncer no testículo

Treinadores sempre tentam deixar seus atletas longe de drogas, como anabolizantes. Porém, agora eles conseguiram uma ajudinha da ciência. Cientistas descobriram que os tonificadores musculares podem causar câncer de testículo e, para a surpresa de tais pesquisadores, nenhuma pesquisa deste gênero havia sido feita antes. Agora, as bolas em jogo são diferentes daquelas que os esportistas normalmente chutam…

O professor da Universidade Brown, Tongzhang Zhen, realizou a pesquisa da seguinte forma: o estudo foi feito usando o método de caso-controle. Ao invés de encontrar um grande número de pessoas que tomam suplementos e esperar para ver quantas terão câncer, Zheng foi em outra direção. Ele encontrou 356 homens em tratamento de câncer testicular em Connecticut e Massachusetts e comparou-os com 513 controles da mesma idade, antecedentes e estilo de vida.

Zheng descobriu que usuários de MBS (tonificadores musculares) eram 1,65 vezes mais propensos a ter câncer testicula. Além disso, Zheng diz: “Quanto menor a idade da pessoa que usa anabolizantes, maiores os riscos. Se você usou-os por mais tempo, você tem um risco mais elevado. Se você usou vários tipos, você tem um risco mais elevado. “O perigo mais do que duplicou para aqueles que começaram a usar antes de completar 25 anos, bem como para aqueles que usaram por mais de três anos ou utilizaram mais de um tipo de anabolizante.

As descobertas podem explicar o surgimento do câncer de testículo, que em os EUA passou de 3,7 para 5,9 casos para cada 100.000 homens, de 1975 a 2011. O aumento foi ainda mais dramático no Reino Unido e na Europa Ocidental, enquanto a doença continua a ser rara na África e Ásia. “O câncer de testículo é um câncer muito misterioso”, disse Zheng. “Nenhum dos fatores que temos como suspeitos podem explicar o aparecimento.”

A associação é consistente com relatos e evidências científicas de que as moléculas que imitam os efeitos da testosterona (ou podem ser convertidos a ele) podem encolher os testículos e afetar seu desempenho.

A pesquisa foi feita em suplementos como creatina andandrostenedione . Estabelecer se os suplementos específicos são mais prejudiciais do que outros exigiria um estudo muito maior. Zheng restringiu suas pesquisas para tumores de células germinativas , mas, uma vez que estes representam 95 % dos casos de câncer testicular , este mal afeta os resultados.

Tumores testiculares representam uma das formas mais tratáveis ​​de câncer , com taxas de sobrevida de cinco anos em 95% , onde modernas instalações médicas estão disponíveis. Consequentemente , ele representa uma proporção muito pequena de mortes pela doença . No entanto, em países onde é comum , representa uma das maiores ameaças para homens com idade entre 15-49 anos .

 

Referência:http://www.nature.com/bjc/journal/v112/n7/full/bjc201526a.html

Deixe um comentário