Novo anticorpo tem resultados significantes, em humanos, contra o HIV

O primeiro teste em humanos de uma nova geração de potenciais fármacos para o HIV, conhecidos como “anticorpos amplamente neutralizantes”, foi conduzido e, até agora, os resultados estão caminhando promissoramente. Os investigadores da Universidade Rockefeller, nos EUA, descobriram que uma única dose do anticorpo pode desencadear uma incrível redução de 300 vezes na quantidade de vírus presente no sangue do infectado.

Embora os anticorpos têm sido utilizados para combater o HIV no passado , o vírus sempre sofre mutação para contornar as células do sistema imunológico. Mas este anticorpo, chamado 3BNC117, tem a capacidade de lutar contra uma série de cepas virais – e da Fase 1 dos resultados de ensaios clínicos sugerem que os anticorpos amplamente neutralizantes poderia oferecer uma nova esperança para os tratamentos, e até mesmo uma vacina para o HIV.

Os anticorpos ocorrem naturalmente no sistema imunológico , de 10 a 30 por cento das pessoas com HIV , mas geralmente só aparecem depois de vários anos de estarem infectados com o vírus – pelo qual estágio HIV tem tipicamente conseguiu evoluir para escapar deles. Mas os pesquisadores conseguiram isolar e clonar os anticorpos 3BNC117 , transformando-os em um tratamento em potencial.

A maior preocupação era a rapidez com que o vírus poderia sofrer mutações para escapar do anticorpo , por isso a equipe continuou a acompanhar os participantes para mais 28 dias após o período de avaliação inicial. Durante este tempo , o vírus HIV conseguiu picos de volta para os níveis normais em alguns pacientes , enquanto que em outros permaneceram suprimidos para além do fim do ensaio .

Referência: http://www.nature.com/nature/journal/vaop/ncurrent/full/nature14411.html

Deixe um comentário