O biólogo americano Dave Ebert é um ‘descobridor de tubarões’ que já identificou 24 espécies de tubarão e outros peixes que antes eram desconhecidos. E várias das espécies não foram encontradas pelo cientista no mar, mas, sim, em bancas de mercados de peixe na Ásia.
O mercado favorito dele é em Taiwan. Ele vai para lá desde que era estudante, há cerca de 30 anos. É quente, úmido e barulhento — e repleto de variedades de peixes. Guarda-sóis trazem um pouco de alívio do sol, e o chão de concreto é marcado por poças d’água.
“Comecei a ver um monte de espécies e pensei: ‘O que é isso??’. Em muitos casos, eram espécies conhecidas, mas que nós não sabíamos haver nesta região”, contou. “Depois eu percebi que havia algumas espécies que nem tinham nomes, não eram conhecidas, que as pessoas daqui pescavam e vendiam sem saber”, disse, lembrando da sua primeira visita.
“Eu coletei tantas espécies que acabei enchendo minhas malas com elas. Lavei todos (os peixes) com água e usei etanol para preservá-los. Eu enrolava eles em roupas para mantê-los úmidos. Depois, colocava eles em sacolas de plástico para não vazar.”
Os pescadores ficavam apreensivos no começo, mas depois o acolheram bem. “Agora, quando volto lá, eles me conhecem e quando pescam algo pouco comum, eles me perguntam primeiro. Foi assim que encontrei muitas coisas legais.”
“É como um caos organizado, você pode ter de 50 a 70 barcos e eu apenas espero sentado até eles voltarem. Basicamente, eu tenho essa região inteira pescando para mim”, conta.
Só nesse mercado de Taiwan, Dave Ebert encontrou 10 novas espécies. Ao todo, nas três últimas décadas, o ‘descobridor de tubarões’ nomeou 24 novas espécies, incluindo tubarões, arraias, peixes-serra e quimeras — todos esses peixes cartilaginosos estão relacionados.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/bbc/2015/06/26/o-homem-que-descobriu-novas-especies-de-tubarao-em-um-mercado-de-peixes.htm