Uma mulher foi a primeira paciente a receber uma combinação de terapias contra o câncer e o resultado foi surpreendente: o tumor que a agredia se “dissolveu” em apenas 3 semanas.
O paciente recebeu o mesmo coquetel de medicamentos contra o câncer de pele como quase 150 indivíduos inscritos em um ensaio clínico desenhado para testar se uma das terapias funcionou melhor por conta própria ou quando combinado com outra. Enquanto a maioria dos pacientes conseguiu ficar significativamente melhor na terapia de combinação, os pesquisadores ficaram chocados com a resposta rápida e dramática desta mulher que, consequentemente, descreveu seu caso no New England Journal of Medicine, juntamente com os resultados do ensaio.
Para o ensaio, 142 pacientes com melanoma que se espalhou para outras partes do corpo, ou metástase, foram distribuídos aleatoriamente ou Yervoy (remédio) além de um placebo ou Yervoy em combinação com Opdivo. Eles descobriram que, em geral, os pacientes no grupo de combinação saíram significativamente melhor do que os que receberam o placebo e Yervoy®. Cinquenta e três por cento destes pacientes experimentaram pelo menos 80% redução do tumor, e se tornou indetectável melanoma em 22% até o final do estudo uma resposta notável para câncer em estágio IV. Nenhum dos pacientes no grupo da monoterapia Yervoy® obtiveram este resultado.
[Via NEJM and Live Science]