Tizius machos que são mais coloridos são piores pais, diz estudo.

 

Famoso por seu belo vôo, o Tiziu, pássaro muito comum no Brasil, foi estudado pelo Laboratório de Comportamento Animal na Universidade de Brasilia. O objetivo de estudo era a reprodução, visto que seu vôo é utilizado para atrair as fêmeas. O Tiziu realiza um vôo vertical, batendo rapidamente as asas e rodopiando seu corpo.

Mas, o display sexual destes animais não consiste só em voar. O canto e a coloração das penas são fatores importantes para o sucesso sexual do Tiziu. A importância da coloração das plumagens é o objeto de estudos desta pesquisa, que chegou em uma conclusão no mínimo curiosa: Machos que tem penas mais coloridas dão menos alimentos para sua prole do que aqueles que não tem tanta coloração.

 

4309500731_9b21cdca01

 

“Previamente, estudos com o Tiziu mostraram que os machos mais azuis, eram pais de qualidade máxima. Estes seriam os mais experientes, com melhor condição corpórea e menos infectados com ectoparasitas, quando comparados com os machos menos ornamentados,” Explica o pesquisador Diniz.

“Porém, nós ainda não tínhamos evidencias que as fêmeas preferiam os mais ornamentados”

A descoberta de que indivíduos de melhor plumagem são piores pais (em termo de provisão de comida) não é surpreendente para a equipe, visto que os pássaros com penas mais belas são aqueles que possuem mais fêmeas para a cópula, “esquecendo” de investir no cuidado parental.

Referência: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S000334721500007X

Deixe um comentário