Biólogos descobrem nova espécie de planta carnívora em MG

Por conta de uma foto publicada no facebook pelo orquidófilo mineiro Reginaldo Vasconcelos, biólogos descobriram uma nova espécie de planta carnívora, que é uma das maiores das Américas.

Drosera magnifica de Minas Gerai é a maior do gênero já descoberta nas Américas. Após viajarem até a montanha para catalogar a descoberta, os cientistas, em conjunto com especialistas americanos e alemães, publicaram um artigo na revista científica Phytotaxa.

“Uma das características marcantes dessa espécie é a sua inflorescência em forma de candelabro, com um grande número de flores. Além do caule alongado, que pode ter mais de 1,2 metro de comprimento e que geralmente é prostrado, mas pode se apoiar na vegetação ao redor, crescendo ereto”, diz Paulo Gonella, sobre a planta carnívora mineira, em sua conta do Facebook.

20150730115451538681i

Popularmente chamada de “orvalhinha”, a drosera atrai insetos com sua cor vermelha reluzente, e, ao tocar nas folhas, a vítima fica presa nas gotículas de visco. Depois, a planta retrai o galho, segurando o alimento, que é digerido lentamente.

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/07/1662151-biologos-encontram-planta-carnivora-de-15-m-em-minas-gerais.shtml

Deixe um comentário