Por conta de uma foto publicada no facebook pelo orquidófilo mineiro Reginaldo Vasconcelos, biólogos descobriram uma nova espécie de planta carnívora, que é uma das maiores das Américas.
A Drosera magnifica de Minas Gerai é a maior do gênero já descoberta nas Américas. Após viajarem até a montanha para catalogar a descoberta, os cientistas, em conjunto com especialistas americanos e alemães, publicaram um artigo na revista científica Phytotaxa.
“Uma das características marcantes dessa espécie é a sua inflorescência em forma de candelabro, com um grande número de flores. Além do caule alongado, que pode ter mais de 1,2 metro de comprimento e que geralmente é prostrado, mas pode se apoiar na vegetação ao redor, crescendo ereto”, diz Paulo Gonella, sobre a planta carnívora mineira, em sua conta do Facebook.
Popularmente chamada de “orvalhinha”, a drosera atrai insetos com sua cor vermelha reluzente, e, ao tocar nas folhas, a vítima fica presa nas gotículas de visco. Depois, a planta retrai o galho, segurando o alimento, que é digerido lentamente.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/07/1662151-biologos-encontram-planta-carnivora-de-15-m-em-minas-gerais.shtml