Nova espécie de macaco é descrita na Amazônia

Batizado de zogue-zogue-rabo-de-fogo (Callicebus miltoni), este macaco nos mostra que temos muito a conhecer sobre a floresta amazônica.

O animal foi avistado em 2011 no Mato Grosso e agora, cientistas do Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais (Pró-Carnívoros), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e do Museu Paraense Emílio Goeldi descreveram completamente esta nova espécie.

Sua cauda é vermelha, puxado para um tom de tijolo, caracterizando seu nome popular de “rabo de fogo”. Este gênero, Callicebus, é muito comum na floresta amazônica e na mata atlântica.

Porém, para nossa tristeza, esta espécie já está em risco de extinção. “A região onde essa espécie se encontra sofre uma grande pressão do desmatamento causado por motivos diversos, como o corte seletivo de árvores para fins comerciais”, destaca o biólogo Felipe Ennes Silva. “Obras para a construção de estradas e hidrelétricas na área também devem influenciar o status de conservação dessa espécie em longo prazo. Somente nos rios Aripuanã e Roosevelt, sete hidrelétricas estão previstas para serem implementadas nos próximos anos”, alerta.

novo-macaco02