Betacaroteno ajuda na manutenção da fotossíntese

A fotossíntese é o principal processo que garante a existência da vida na Terra. Os organismos fotossintetizantes transformam a energia solar em biomassa. Mas, se a intensidade dessa energia passar de certo limite, a capacidade de gerar biomassa pode desaparecer. O vilão da história é o oxigênio, que, sob o efeito da intensa radiação, pode ser liberado em uma forma extremamente reativa.

O betacaroteno inibe a ação prejudicial do oxigênio no nosso organismo e, pelas recentes descobertas relatadas na literatura científica, produz um efeito similar na fotossíntese.

alimentos-com-betacaroteno

Se a intensidade da radiação solar estiver abaixo do limite, o pigmento fotossintetizante mais externo, denominado pigmento antena, absorve a radiação e fica em um estado energeticamente excitado. Por meio de uma série de interações entre pigmentos vizinhos, o nível de excitação – portanto, a energia absorvida – será transmitido até um local, denominado centro de reação fotoquímica, no qual a energia tomará a forma conhecida como energia bioquímica e ficará disponível para a produção de biomassa.

 

Referência: http://www.nature.com/nchembio/journal/v11/n4/full/nchembio.1755.html

Deixe um comentário