Mamífero é redescoberto na China

 

Um pequeno mamífero, que vive em montanhas, o pika ili (Ochotona iliensis) – conhecido por lembrar um ursinho de pelúcia – não era visto há mais de 20 anos por cientistas em Tianshan, no noroeste da China.

Em 1983, tal mamífero foi descoberto por acaso e estima-se que existam apenas 29 indivíduos vivos na China, sendo que pouco se sabe sobre a ecologia e o comportamento deste animal.

Entretanto, no final do ano passado, os pesquisadores redescobriram os pika. Weidong Li, pesquisador do Instituto Xinjiang de Ecologia e Geografia, havia reunido um grupo de voluntários nas montanhas Tianshan para pesquisar os animais. Ao meio dia, como estavam montando armadilhas fotográficas, a equipe viu seu prêmio. O animal surgiu de uma lacuna no penhasco e Li tirou a foto abaixo:

chinesemammal01.adapt.1190.1

 

O animal é pequeno (cerca de 20 centímetros), com orelhas grandes e várias pequenas manchas marrons em sua pele cinzenta.

Outro fato interessante é que outras espécies de pika foram encontrados na América do Norte, porém, por viverem em altas altitudes (entre 2.800 e 4.100 metros), fica difícil sua visualização.

 

Deixe um comentário